Conheça a História da Paróquia

DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

     O Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro era Dom Jaime de Barros Câmara. Havia necessidade da criação de novas Paróquias, por isso, a Fundação da Paróquia de São Cosme eSão Damião.

     Consta do Cabido Metropolitano em conformidade do Título XXV do Capítulo IV, Cânones 1427 e 1428 do Código de Direito Canônico.

     Essa Paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Tijuca, da Paróquia Nossa Senhora o Perpétuo Socorro do Grajaú e Nossa Senhora de Lourdes em Vila Isabel, de acordo com o Cânon 454 passando a ter a denominação oficial de Paróquia de São Cosme e São Damião do Andaraí.

Na ocasião os limites da demarcação territorial compreendiam: as Ruas Barão de Mesquita, José Higino subindo até a Rua Amaral e passando em linha reta pelos terrenos da Fábrica de Tecidos Confiança chegando à divisa às margens das Águas do Outeiro de Santo Antônio de Vila Isabel, abrangendo também, o cruzamento da Rua Barão de São Francisco com a Rua Teodoro da Silva, percorrendo a Rua Duquesa de Bragança, Barão de Mesquita, Ferreira Pontes, Adolfo Caminha até o fim, Maria Amália até a Rua Leopoldo.

     O documento de fundação da Igreja foi enviado aos moradores e para a Fábrica solicitando contribuições para a manutenção da nova Paróquia.

     Com a fundação da Paróquia, a Capela de São Cosme e São Damião, já existente no local, passou a gozar dos mesmos direitos, privilégios, honras e prerrogativas que de direito pertencem às Igrejas Matrizes.

     A festa da Paróquia será no dia próprio.

     O Decreto foi lido nas missas dominicais nas Paróquias da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel.

     Dado e passado na Câmara Eclesiástica da nossa cidade e arcebispado de São Sebastião o Rio de Janeiro sob o nosso Sinal e Selo da nossa Chancelaria, aos 27 de setembro de 1944. Foi lavrado pelo Monsenhor Francisco de Assis Caruso, na época secretário, juntamente com o Arcebispo Dom Jaime de Barros
Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro.

A HISTÓRIA DA IGREJA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO E SEUS PÁROCOS

Em 25/11/1944

     O 1º Pároco foi o Padre Olivério Kraemer (DN 27/04/ ). Estiveram presentes
em sua posse, vários Padres Passionistas da Região e Coro do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia. As Estátuas dos santos padroeiros foram doadas por vários colaboradores chamados de padrinhos, entre devotos e religiosos. A partir deste fato, a Paróquia foi cumprindo com sua agenda religiosa e ampliando suas ações sociais.

     A 1ª Festa dos Padroeiros em 27/09/1945, houve grande afluência de fiéis, com 700 pessoas participantes da Comunhão.

Em 25/11/1945

     Dom Jaime de Barros Câmara abençoou a colocação da Pedra Fundamental da nova Igreja.

Em 15/09/1946

     Foi iniciada a construção da Paróquia, que aos poucos foi tomando forma.

     A princípio, no fundo o terreno, foi erguida uma Capela em homenagem aos Padroeiros. Logo em seguida, começou-se uma grande construção, que é a atual, com vários andares e também outro prédio para obras sociais.

     O Padre Olivério, um pastor muito dinâmico, acercou-se de médicos, dentistas, profissionais como costureiras, marceneiros, ferreiros, e outros, de maneira que na oficina existente, o povo aprendia uma profissão. Daí, grande movimento da Obra Social, com atendimentos regulares aos pobres. Estes tinham uma carteirinha de identificação na parte médica e dentária. Onde hoje é a Creche, seria uma maternidade. Esta idéia foi mudada, por que a Previdência Social, tornou o Hospital dos Marítimos (hoje do Andaraí), que fica localizado ao lado da Paróquia, para atendimento geral e emergencial.

Em 01/12/1960

     Ocorreu a morte do Padre Olivério, mas, deixou-nos uma semente de fé viva, que foi e é continuada.

Em janeiro de 1961

     No Livro do Tombo, consta que em 25 de janeiro de 1961, tomou posse o novo Pároco Padre Romeu Brigenti, em substituição ao Padre Olivério. O Padre Romeu, sacerdote jovem, levou a devoção dos Santos Padroeiros às suas raízes católicas, esclarecendo o forte sincretismo que existia no povo com relação à vida dos padroeiros São Cosme e São Damião.

     Foi recebido por todas as autoridades e fiéis da Paróquia na ocasião de sua posse. Sabia-se que possuía muita proximidade e parceria com as Religiosas do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia e que valorizava o binômio: Espiritualidade e Caridade. Também deu início a um trabalho espiritual no Hospital do Andaraí, na época, ainda Hospital dos Marítimos.

     Com sua visão comunitária, influenciou muito na montagem da Comunidade da Fundação Leão XIII, localizada na Rua Ernesto de Souza.

     A Catequese infantil e o trabalho de Evangelização dos pais das crianças, eram uma de suas prioridades.

Dezembro de 1966

     Foi oficialmente inaugurada a nova sede da Ação Social Padre Olivério Kraemer, constando de: 1 ° andar - Escola Profissional; 2° andar - Dentistas e Médicos; 3° andar - Creche; 4° andar - Pavimento para recreação e Jogos.

Em 1968

     Inaugurou-se a Capela de Santo Estevão, no morro do Andaraí.

Em 08/12/1969

     Inauguração da reforma da Igreja de São Cosme e São Damião.

Em 22/11/1976

     Monsenhor Romeu Brigenti tomou posse como Vigário Episcopal - Norte, mas continuaria na Igreja de São Cosme e São Damião.

25/07/1979

     Chamado ao Palácio, o Sr. Cardeal Dom Eugênio, entregou a "Carta do SantoPadre" (Papa) elevando-o à Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.

Em 28/10/1979

     Chega então para substituir o Padre Romeu, o novo Pároco. Padre Assis Lopes. Seu forte era as crianças, elas enchiam completamente nossa Paróquia, mostrando grande ligação com elas e também no Morro do Andaraí, celebrando missas no Clube Santo Agostinho e todos corriam para ouvi-Io. Animador e profundo conhecedor da Bíblia, deixou-nos também o seu legado.
Nota: Dom Eugênio de Araújo Sales, era Bispo nesta época.

Em 26/02/1985

     O Padre Assis deixa a Paróquia.

Em 01/03/1985

     A vida paroquial continua e com a saída do Padre Assis, chega para substituí-lo o novo Pároco Padre Lucas Malaquias. (fundou o Conselho Paroquial).

   São iniciados na Paróquia, os encontros da Renovação Carismática Católica.

Em 18102/1990

     Toma posse o Padre José da Silva Queirós.

Em 09/11/1990

     Toma posse o novo Padre Durval Felippe de Paula.

Em Janeiro de 1994

     Com a saída do Padre Durval, toma posse o Padre Gino Serafim.

     Nesta época, surge em nossa Paróquia, liderado por ele e alguns casais, o S. O. S. Vida, (Movimento de Emotividade), ou seja, é o atendimento pelo telefone aos que precisam de um ombro amigo, sendo escutados com o coração.

Em 23/03/2003

     Toma posse o novo Pároco Padre Vitor Tomé Minuti.

Reformou a Creche, período de março à dezembro de 2003, organizou e incentivou os Círculos Bíblicos.

Nota: a partir do Monsenhor Romeu, procurou-se organizar a Pastoral da Saúde, dando cobertura espiritual ao Hospital do Andaraí, (médicos, enfermeiras, doentes, etc.).

Arcebispo na época, Dom Euzébio Oscar Schaid.

Em 05/12/2004

     Toma posse o novo Pároco Padre Robson Cristo de Oliveira.

     Incentivador da Pastoral Familiar, festas comunitárias, apoio às Pastorais existente, a novena aos nossos Padroeiros.

     No Morro do Cruz, a Capela Nossa Senhora Aparecida, estava quase pronta. Fez a pintura do teto do interior da Igreja e do altar, pinturas Sacras, obra feita pelo Artista Marcílio Soares.

     Realizou a renovação do Salão Paroquial, construiu a Capela do Santíssimo Sacramento e reformou o Órgão da Paróquia. O Órgão foi adquirido pelo Padre Olivério Kraemer, diretamente da Alemanha - (na época, foi o 2° Órgão do Brasil).

Nota: Arcebispo na época Dom Orani João Tempesta.

Em 05/09/2009

     Toma posse novo Pároco: Padre Lincoln de Almeida Gonçalves.

     No dia das mães, em 13/05/2012, o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, celebrou a Santa Missa na Paróquia de São Cosme e São Damião, localizada no bairro do Andaraí, RJ, em homenagem a Mãe e Jesus.

     Neste mesmo dia, foi inaugurada a Gruta Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Em 05/10/2014

     Toma posse como Pároco: Padre Walter Almeida Peixoto.

ORDEM CRONOLÓGICA DOS PÁROCOS

25/ 11/1944 - Padre Olivério Kraemer
25/01/1961 - Padre Romeu Brigenti
28/10/1979 - Padre Assis Lopes

01/03/1985 - Padre Lucas Malaquias
18/02/1990 - Padre José da Silva Queirós

09/11/1990 - Padre Durval Felippe de Paula
Janeiro de 1994 - Padre Gino Serafim
23/03/2003 - Padre Vitor Tomé Minuti

05/12/2004 - Padre Robson Cristo de Oliveira

05/09/2009 - Padre Lincoln de Almeida Gonçalves

05/10/2014 - Padre Walter Almeida Peixoto

  • Wix Facebook page
  • Tumblr
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Blogger App Ícone
  • Wix Google+ page
  • YouTube Social  Icon